sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cursos profissionalizantes são uma boa opção para quem não tem como pagar uma faculdade

 

Por Jaqueline Corrêa / Foto cedida
jaqueline.correa@arcauniversal.com

A busca pelo primeiro emprego está cada vez mais acirrada. A disputa entre as pessoas que saem das universidades agora inclui os recém-formados de cursos técnicos. Quem não pretende passar quatro ou cinco anos dentro de uma sala de aula, pode recorrer a cursos rápidos e eficientes, muito valorizados hoje em dia: os cursos profissionalizantes.
Tendo em vista a vigência deste segmento na carreira profissional, o Ministério da Educação (MEC) listou uma série de cursos que podem ser feitos a partir do ensino médio. O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos inclui 185 opções de formação. Destas, 21 cursos são voltados para a área militar, por meio das escolas de formação das Forças Armadas Brasileiras.

Contratada
Quando Edivalda Mendes resolveu fazer cursos profissionalizantes, não imaginava a gama de oportunidades que passaria a ter. Fez cursos de informática, técnico de enfermagem, inglês e tantos outros que até tem dificuldade de lembrar. Mas, nenhum deles foi tão importante quanto o curso básico de petróleo e gás que fez mudar completamente sua carreira profissional.
Ao entrar no curso, Edivalda resolveu primeiro sondar cada disciplina. Foi realizando experimentos com base nas aulas, viajando para outros municípios do estado onde ocorriam os estudos, pesquisando rochas, até que se viu totalmente envolvida pela área em questão. E então, dez meses de aulas foram suficientes para Edivalda reconhecer que estava no caminho certo.
Quando as aulas terminaram, o professor perguntou aos alunos se eles gostariam de realizar outro curso, como complemento. Edivalda não perdeu tempo e aceitou o desafio, sem temer o investimento de R$ 1.200,00 em um curso de 20 dias em outro estado. Ao voltar à terra natal, com o currículo recheado, não demorou muito para que ela fosse contratada por uma grande empresa brasileira do setor petrolífero.
Para Edivalda, fazer cursos profissionalizantes é muito importante porque, em alguns momentos, o que conta não é a experiência do profissional e sim a quantidade de cursos no currículo, o que, segundo ela, aumentam as possibilidades de a pessoa ser contratada em alguma área.
Ensino profissionalizante x ensino superior
O motivo de Edivalda haver ingressado no ensino técnico é que este é bem mais em conta do que o ensino superior. “Para quem não tem condições financeiras, o melhor é fazer o profissionalizante. O ensino superior é muito bom, mas se a pessoa tem dificuldades para pagar uma faculdade, que faça o técnico. Outra coisa é a importância de manter-se sempre atualizado, realizando cursos complementares. Eu fiz e deu certo”, afirma.
O Diretor de Marketing da Prepara Cursos, Camilo Carvalho, diz: “Este público se utiliza dos cursos profissionalizantes para conquistar uma vaga no mercado de trabalho e assim ter uma fonte de renda fixa para posteriormente cursarem uma graduação. Cerca de 70% dos nossos alunos conseguem colocação no mercado. Esta porcentagem é ainda maior para cursos considerados em alta no mercado, como na área de Petróleo ou Construção Civil, por exemplo.”
Apesar de cursos na área petrolífera e construção civil estarem em alta, a linha mais procurada ainda é o de Rotinas Administrativas. Mesmo com a grande procura, Carvalho diz que os cursos profissionalizantes não podem ser considerados como um risco ao ensino superior. “Não colocamos como uma ameaça, mas sim como um complemento, pois atendemos principalmente as classes C e D”, reforça.
Vantagens do ensino técnico
De acordo com ele, não existem desvantagens quanto aos cursos técnicos. “O mercado valoriza candidatos formados em cursos profissionalizantes”. Além disso, os preços mais acessíveis, a rápida inserção no mercado de trabalho, conteúdo prático e objetivo, horários flexíveis, sem contar o menor período de tempo que se gasta realizando um curso destes, só aumentam as vantagens de quem procura pelo ensino profissionalizante.
Para facilitar a consulta diante da quantidade de cursos ofertados, o MEC organizou um catálogo, que agrupa os cursos de acordo com as características tecnológicas e científicas de cada um. Se você quiser saber a lista destes cursos, acesse http://catalogonct.mec.gov.br/

Graças a um curso técnico, Edivalda Mendes hoje é contratada de uma grande empresa de petróleo do País

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...