quinta-feira, 17 de março de 2011

Pais aprovam escolas municipais de São Paulo

Pesquisa feita com pais, alunos, professores e diretores traça um perfil inédito da rede municipal de ensino

Pais de alunos da rede pública municipal de São Paulo estão satisfeitos com escolas, professores e materiais didáticos. A localização das instituições recebeu nota média 8,2 dada por quase 250 mil pais; os docentes foram avaliados em 8,1, os cadernos de apoio e aprendizagem (materiais pedagógicos novos), 8,0, e os diretores, coordenadores e demais profissionais que trabalham nas unidades tiveram nota 7,6 (em uma escala de zero a dez).
Os itens menos bem avaliados pelos pais e responsáveis foram a segurança da escola, nota 6,2, e a disciplina dos alunos, 5,6. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada em novembro de 2010, com 250 mil pais, 243 mil alunos do ensino fundamental e 10 mil educadores – professores, diretores, supervisores e coordenadores.
Os primeiros resultados dos mais de 500 mil questionários respondidos foram divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria de Educação e revelam o perfil mais abrangente já traçado da rede municipal. “Queríamos ouvir os principais atores da educação municipal e verificar o que pensam, acham e querem do ensino”, afirma o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.
Acompanhamento
Foi questionado aos pais se eles acompanham os estudos de seus filhos e 74,3% responderam que sim. Quase metade (48,8%) estabelece horários para que os estudantes tenham uma rotina de estudos e 85,7% perguntam se a lição de casa foi feita. “Os pais estão se apropriando mais da escola e entendem que a lição de casa é importante”, avalia o secretário.
Quase 40% dos pais afirmam que seus filhos fazem lições de casa todo dia ou quase todo dia, mas praticamente o mesmo número diz que as tarefas são feitas algumas vezes (39,6%). Para o secretário de Educação, a pesquisa aponta que é preciso aumentar “sensivelmente” o número de tarefas dadas para fazerem em casa e mostrar aos pais como eles podem colaborar para o aprendizado dos filhos.

Acompanhamento dos estudos dos filhos
Frequentemente pergunto se meu filho fez a lição de casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...