quarta-feira, 9 de março de 2011

Remédio de graça: Saiba como conseguir o seu.

Desde segunda, governo federal aumenta a lista de medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes. Estado e Prefeitura já concedem o benefício para diversas doenças.


A lista de medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes aumentou desde segunda-feira em todo o país. Por meio de parceria com a rede de Aqui tem Farmácia Popular, o Ministério da Saúde deve atender cerca de 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos. Até então, o Ministério da Saúde subsidiava 90% do valor desses remédios.

Além do programa do governo federal, o estado e a Prefeitura já distribuíam comprimidos gratuitamente. Em alguns casos, a medicação é enviada na  casa do paciente.


Na semana passada, a aposentada Marta Fontana, de 84 anos, recebeu em seu apartamento no Centro da capital uma caixa com medicamentos para a hipertensão e a diabetes. Os remédios são suficientes para os próximos três meses, mas a aposentada não pagou nada por eles. Nem pelos próximos que ainda receberá.

"Sempre comprava meus medicamentos, mas agora acho ótimo não pagar por eles. Recebo até a caixa para descartar os insumos", afirmou a aposentada, uma das beneficiadas do programa Remédio em Casa, da Prefeitura. Dona Marta disse não lembrar o quanto gastava com os comprimidos, mas somente um deles custa R$ 214, suficiente para 14 dias.

 Comodidade/ Receber os remédios gratuitamente em casa não é um privilégio da dona Marta. Somente no ano passado, 103.200 pacientes foram atendidos pelo programa. Outras 23,6 milhões de pessoas retiraram os medicamentos de graça nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou em uma Ama (Assistência Médica Ambulatorial) da capital.

 O governo do estado distribuiu no ano passado 38 milhões de unidades nas farmácias Dose Certa e atendeu 500 mil pessoas no programa de medicamentos de alto custo.


E esse benefício não é somente para quem é assistido pela rede pública. Atualmente, até os pacientes de convênios ou particulares podem conseguir medicamento de graça. Basta apenas ter o cartão de identificação do SUS (Sistema Único de Saúde), que pode ser solicitado gratuitamente em uma UBS ou Ama.

 Mais Informações visite o site: 

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1095

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...