segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mutirão da Catarata 2011

As inscrições para o 12º Mutirão de Cirurgia da Catarata estão abertas e podem ser feitas na estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 25 de maio. O programa é voltado a pessoas com mais de 50 anos com problemas de visão. Quem tiver a catarata diagnosticada terá a cirurgia agendada. O Shopping Aricanduva e o Poupatempo Itaquera, ambos na zona leste, também recebem inscrições.
Central de Informações
(11) 2097-6995



CATARATA, O QUE É?

Segundo o oftalmologista do CISMISEL, Wilton Feitosa, a catarata atinge boa parte da população com idade acima de 60 anos. É uma alteração ocular que atinge e torna opaco o cristalino, que interfere na absorção da luz que chega à retina. Com isto, perde-se na qualidade da visão. Dessa forma, o único tratamento para catarata é cirúrgico. “A cirurgia, atualmente, é um procedimento ambulatorial feita sob anestesia local, isto é, substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que irá recuperar a função perdida. Logo após a intervenção, os pacientes vão para casa, necessitando de alguns cuidados essenciais e  realizando o pós operatório sob orientação médica”, explicou.
No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos, o que compromete a visão. “A catarata é inevitável, pois é um processo natural de envelhecimento. Algumas doenças oculares aceleram a progressão da catarata e esta pode deixar a visão tão embaçada que pode causar a cegueira funcional. Por isso, é importante a pessoa fazer consulta com oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e, em caso de dúvida, procurar a unidade de saúde mais próxima”, orientou Dr. Wilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...