segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Qual carreira seguir?

Responder algumas perguntas pode ajudar você a decidir!

Quando o assunto é a escolha profissional, existem três tipos de pessoas: As que sabem exatamente o que querem ser desde que tinham cinco anos de idade; as que estão em dúvida entre algumas possibilidades e as que estão completamente perdidas.
Escolher a carreira é, antes de tudo, um momento de reflexão. Para minimizar as chances de frustração, a recomendação é que, desde cedo, os jovens avaliem com seriedade o que faz de determinada profissão a adequada para cada um. Resposda as perguntas a seguir!

1 - Quem eu quero ser?
A decisão da carreira deve estar atrelada à identidade da pessoa. Ser feliz profissionalmente depende do quanto à carreira completa os desejos do indivíduo perante a sociedade. Pense no que você gostaria de contribuir, seja ajudando, ensinando, construindo, etc.

2 - Devo basear a escolha profissional em minhas afinidades escolares?
Optar por fazer a graduação relacionada às matérias que você mais tinha afinidade durane o período escolar pode ser perigoso. Lembre-se de que o ambiente profissional é um mundo bem diferente do acadêmico. Converse com profissionais atuantes na área, perguntando como é a rotina de trabalho e quais os motivos que os levaram a escolher a profissão.

3 - Quais as minhas habilidades naturais?
Dê mais importancia às suas habilidades naturais! Pergunte às pessoas que convivem com você quais são seus pontos fortes e diferenciais.

4 - E a remuneração?
O dinheiro pode não ser o mais importante quando a decisão é profissional, mas sem dúvida é muito relevante. Optar por uma carreira que não seja promissora financeiramente não é errado, mas é preciso estar disposto a arcar com isso no futuro.

5 - Qual a rotina de trabalho que desejo ter?
Tenha em mente que você trabalhará na mesma profissão por cerca de 40 anos, no mínimo. É importante avalias o dia a dia dos profissionais é identificar qual rotina é a mais adequada para as suas expectativas.

6 - Como está o mercado de trabalho para a área que escolhi?
Apesar dessa avaliação não ser o valor determinante para a sua escolha, já que daqui alguns anos a realidade pode mudar drasticamente, é fundamental avaliar se há boas e numerosas oportunidades de emprego.

7 - Sou influenciado pela minha família?
Os famíliares podem tanto ajudar como atrapalhar a escolha da carreira profissional. É importante que você coloque na balança se o que quer fazer está relacionado à admiração que tem pelas profissões de seus pais, à continuidade que pretende dar aos negócios da família ou à aptidão que você tem por determinada profissão.

8 - Quais são os profissionais reconhecidos na área que escolhi?
Olhar os profissionais de destaque na área pode ajudar você a ter uma noção maior de como será o seu futuro. Essa análise ajuda a entender quais competências ainda faltam a desenvolver ou adquirir.

9 - O que me motiva?
Se você optar por uma carreira que não te motiva constantemente as chances de frustração serão altas. Avalie e considere esse ponto ao optar por uma carreira.

10 - Eu observei todos os aspectos?
Quando você achar que finalmente fez a escolha certa, pare, pense e repasse. Você considerou seus pontos fortes e fracos, suas habilidades e limitações? Quando você esgotar todas as possibilidades estará pronto para decidir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...