sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Como construir uma carreira de sucesso

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. E, sobreviver e crescer nesse mundo acaba se tornando uma missão nada fácil. As organizações visam ter, em seu quadro de trabalho, profissional comprometido com a missão da empresa e capaz de alavancar a mesma.
Para isso, estar preparado é fundamental. Sucessu é uma palavra do latim, que significa aquele que sucede, resultado feliz e bom êxito. Cada pessoa pode ter uma definição de sucesso ou exemplo de pessoa bem sucedida em diversas atividades, mas, o sucesso é consequência de uma oportunidade bem aproveitada. Para saber se sua carreira é bem sucedida temos que avaliar por duas partes.

1ª –  O SUCESSO E AS FASES DA CARREIRA
No início da carreira – Levando em consideração que o início não necessariamente tenha que ser o primeiro emprego, mas sim o começo de uma nova função, dentro de uma empresa que o profissional passará a trabalhar. As organizações esperam que ele tenha talento para as atividades que irá desempenhar. Desse modo,  a pessoa deverá preocupar-se em ser competente, a mais indicado, apta a função, ser aprovada e outros….
No meio da carreira – Com uma certa experiência adquirida, e em alguns casos com cargos como gerente já ocupados, o profissional tem a expectativa ligada a competência e ao conhecimento. Os subordinados sempre respeitam de uma forma diferente os seus chefes e veem neles essas características.
Essa é a fase do “ter”; ter uma oportunidade, ter o domínio do que precisa ser feito ou do que se faz, ter conseguido realizar algumas conquistas materiais, profissionais ou pessoais.

2ª – AS CARACTERÍSTICAS DOS PROFISSIONAIS DE SUCESSO
  •  Atitude – ser sempre positivo ou se adaptar a cada situação;  ser focado e ter objetivos e vontade de cumprir metas; conseguir alcançar e realizar com sucesso a tarefa que lhe foi destinada.
  •  Autoconsciência – estar sempre confiante, mesmo em situações criticas em que só você acredita que possa dar certo; ter auto estima elevada; grande capacidade de superar as adversidades; muita consciência de seus pontos fortes e de sua vulnerabilidade.
  •  Persistência – é a grande qualidade,  que separa o profissional de sucesso dos demais. Persistência é tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...