quarta-feira, 20 de junho de 2012

Aprendiz legal CIEE

O Aprendiz Legal é um programa que tem como finalidade conceder oportunidades aos jovens que estão buscando espaço no mercado de trabalho. Sendo uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o programa de incentivo procura valorizar os termos da Lei da Aprendizagem para que os jovens não sejam explorados.

O que diz a Lei do Aprendiz?

A Lei da Aprendizagem propõe que todas as empresas de médio e grande porte contratem aprendizes. Este perfil de profissional, que estuda e trabalha, é iniciante no mercado de trabalho e deve contar com oportunidades para adquirir experiência. Entretanto, só pode se tornar aprendiz, o jovem com idade entre 14 e 24 anos e que seja capaz de comprovar sua escolaridade.
De acordo com a Lei do Aprendiz, as empresas que contratam os aprendizes devem respeitar as necessidades destes profissionais. A jornada de trabalho não pode ser superior a seis horas por dia e o contrato deve assegurar todos os benefícios trabalhistas, como férias e décimo terceiro.
As empresas que contribuírem também serão beneficiadas pelo Aprendiz Legal. Elas receberão incentivos fiscais e tributários, ou seja, pagarão menos impostos e terão vantagens quanto aos encargos. Ao adotar o programa, a empresa desempenha um importante papel de responsabilidade social e pode se valer disso para publicizar a sua imagem.

Aprendiz Legal: cursos, como se inscrever

A metodologia do Aprendiz Legal é bem clara e definida: ela procura incentivar a capacitação profissional dos jovens que estão enfrentando dificuldades para conseguir o primeiro emprego. Além do contrato de aprendiz, que é remunerado e com duração de dois anos, também é possível participar de cursos que favorecem a visibilidade no mercado de trabalho.
Os cursos disponíveis pelo Aprendiz Legal são: auxiliar de alimentação, auxiliar de produção, gestão pública, comércio e varejo, práticas bancárias, logística, telesserviços, ocupações administrativas e turismo. Todas as alternativas de formação inicial são compostas por módulo básico e ensinam os aprendizes de um conteúdo programático contextualizado, que se mune de situações cotidianas.

As empresas interessadas em adotar o Aprendiz legal 2012-2013 devem se inscrever no site oficial do programa. Os estudantes que desejam disputar as vagas do programa devem preencher o cadastro online e aguardar o recrutamento, realizado pelo CIEE.

Acesse Aprendiz Legal e participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...