sexta-feira, 20 de julho de 2012

Secretaria da Educação oferece 6,6 mil vagas para programa Currículo e Prática Docente

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe até o dia 31 deste mês as pré-inscrições para o programa Currículo e Prática Docente. São oferecidas 6.600 vagas distribuídas em 13 cursos para educadores da rede estadual, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores “Paulo Renato Costa Souza”.

Podem participar educadores em exercício no quadro de magistério da rede estadual de ensino, nas funções de professores-coordenadores em núcleos pedagógicos ou escolas, diretores, vice-diretores e docentes de educação básica.

As inscrições serão validadas conforme as regras de prioridade e classificação dispostas no regulamento, disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br), onde também pode ser efetuado o cadastro dos interessados.

Essa é a segunda edição do programa Currículo e Prática Docente, que teve início no ano passado com 5.000 inscritos. A professora de língua portuguesa, Ivone dos Santos Matheus, 57 anos, que fez o curso em 2011, avalia que é uma oportunidade de se atualizar. “Mesmo que se domine o conteúdo, é importante sempre ter novas estratégias para desenvolver em sala de aula com os alunos. A literatura, por exemplo, não pode mais ser ensinada da mesma forma como aprendemos”, explica a docente, que desde 2006 leciona na Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, em Guarulhos.

As 6.660 vagas da edição 2012 estão distribuídas em 13 cursos: arte, biologia, ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, matemática, língua estrangeira moderna – inglês, língua portuguesa, química e sociologia.

As aulas começam em 18 de agosto e seguem até dezembro. Cada curso terá carga horária de 260 horas, divididas em duas etapas. A primeira, de 60 horas, comum a todos os professores, abordará informações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pelo qual os participantes terão acesso ao conteúdo, a política educacional da Secretaria de Estado da Educação e questões gerais da formação na área pedagógica. A segunda, de 200 horas, será específica para cada disciplina.

Entre os objetivos do programa Currículo e Prática Docente está propor vivências a serem desenvolvidas em sala de aula com alunos, para de potencializar a reflexão sobre os conteúdos, estratégias e metodologias que permeiam tais práticas, a fim de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...