quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Falar em público é o maior medo dos jovens em processos seletivos

O jovem tem lutado por espaço no mercado de trabalho e conquistou bons resultados nos últimos tempos. Entretanto, devido à inexperiência e a falta de autoconfiança, ele sente dificuldades para se submeter aos processos seletivos que oferecem oportunidades para trabalhar em grandes empresas. Entre os principais temores na hora da seleção, está o
desafio de falar em público.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), um dos maiores medos enfrentados pelos jovens na hora de se submeter a um processo seletivo para emprego é falar em público. Esta dificuldade afeta 34% das pessoas que ainda são inexperientes no mercado de trabalho e buscam espaço para consolidar a carreira.

Para chegar à conclusão de que o jovem tem medo de falar em público, o CIEE realizou um levantamento de dados, através de uma pesquisa online no site oficial. A entidade selecionou as opiniões de 6.683 estudantes, que participaram durante a primeira quinzena de julho.
Dos jovens que responderam a enquete do CIEE, a maioria teme falar em público (34%). Eles também demonstraram outros receios ao passar pela triagem de candidatos, como as atividades de redação e interpretação de textos (27%). O processo seletivo parece complicado para alguns quando o assunto é domínio da gramática (20%), enquanto outros enfrentam problemas para expressar ideias (19%).
Os estudantes responderam a pesquisa com base nos medos enfrentados para realizar os processos seletivos para vagas de estágio, aprendizagem e emprego.

Como superar o medo de falar em público?

Embora algumas pessoas enfrentem o medo ‘crônico’ de falar em público, existem meios de superar esta dificuldade. Com o domínio da oratória, português correto e atitude comunicativa, o jovem com certeza vai conquistar mais oportunidades no mercado de trabalho, além de contar com chances de crescer na carreira.

- Antes de fazer qualquer pronunciamento em público, é necessário dominar o assunto para não cometer erros. O jovem deve se preparar para falar, estudar o seu discurso e considerar possíveis perguntas dos seus ouvintes;

- Para ter um bom desempenho hora de se apresentar, o treino é fundamental. Por isso, vale a pena fazer alguns exercícios, como falar sozinho de frente para o espelho ou gravar o ensaio da sua apresentação. Estas atividades permitem identificar erros como postura e vícios de linguagem;

- Durante a apresentação, é recomendado se comportar de maneira natural e espontânea;

- Tenha um roteiro de apoio em mãos, assim é possível superar qualquer episódio de ‘branco’;

- Um aspecto importante para falar em público é conhecer o perfil dos ouvintes, sobretudo o nível intelectual;

- Conter o nervosismo e trabalhar a autoconfiança são fatores essenciais para um bom desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...