segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dívida com faculdade: como negociar


Entre a aprovação no vestibular e a formatura na faculdade, vários obstáculos devem ser vencidos por quem almeja melhores condições de vida. Um dos principais, que mais deixa os universitários preocupados, é o lado financeiro.

Depois que você faz a matrícula, já começam os gastos, passando pelos materiais, transporte e alimentação, entre outros, além das mensalidades, que costumam ter o maior peso no bolso dos universitários, levando-os, muitas vezes, à inadimplência, que pode acabar atrapalhando o sonho de se formar.
Vários motivos podem levar ao atraso no pagamento das mensalidades, como o desemprego do próprio aluno ou dos familiares e a queda no rendimento financeiro da família, fazendo com que seja necessário priorizar outras coisas.
Em um primeiro momento, a faculdade não pode tomar providências contra o aluno inadimplente, mas, ao final do semestre letivo, ela pode impedir que ele faça a rematrícula, até que acerte a sua situação financeira com a instituição. É nessas horas que muitos abandonam a faculdade, mas antes de tomar essa atitude, existem outros caminhos a seguir, para negociar a sua dívida.

Planeje antes de procurar a faculdade

Antes de procurar a faculdade para negociar a dívida, avalie as suas condições financeiras e vá com uma proposta pronta, que caiba no seu bolso. Assumir valores que você não terá condição de pagar só vai piorar a sua situação. Lembre-se que você também terá que pagar as mensalidades vigentes, além daquelas em atraso.

Negocie os juros com a instituição

Ao procurar a faculdade, ouça primeiro as condições que ela tem a lhe oferecer e em seguida faça a contraproposta. Seja sempre educado na hora de negociar e tente chegar a um acordo que satisfaça às duas partes.
Com relação aos juros, se você tiver dinheiro para quitar a dívida à vista, tente negociar a isenção dos juros ou um bom desconto. Dependendo das condições, um empréstimo bancário, com juros menores, também pode ser interessante.

Demonstre a sua vontade em continuar os estudos

Se você demonstrar uma grande vontade em continuar os estudos na instituição, pode ser que os representantes dela se tornem mais flexíveis ao negociar a dívida, pois para eles é interessante que o aluno não abandone as aulas, já que o mercado atual conta com uma oferta bem maior que a demanda, favorecendo os estudantes.

Cuidado com o visual

Na hora de negociar a dívida com a faculdade, evite comparecer à instituição levando smartphones de última geração, usando acessórios caros e vestindo roupas caras e de marca. Os negociadores certamente vão prestar atenção a isso e podem pensar que você está com dinheiro sobrando e não paga as mensalidades por causa desses gastos extras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...